2025/07/09

Tim Cook intervém no design Liquid Glass

A salgalhada do Liquid Glass no iOS 26 já fez rolar cabeças na Apple, com Tim Cook a assumir controlo directo da equipa de design.

A Apple está perante nova trapalhada, que se segue a onda de críticas relativas às prometidas funcionalidades AI que acabou por reconhecer que não estavam prontas nem iriam ficar prontas num futuro breve. Desta vez é o mediático Liquid Design do iOS 26, que a Apple anunciou com a habitual pompa e circunstância, mas que desde logo foi alvo de críticas devido à fraca legibilidade, e que tem sido reduzido a cada nova versão beta que é lançada.

A situação não só se torna ridícula para quem vê do lado de fora, como também para os responsáveis na Apple, ao ponto da Apple dizer adeus a Jeff Williams (Chief Operating Officer) que estava à frente da equipa de design, passando a equipa a reportar directamente a Tim Cook.
O estado do Liquid Design está actualmente numa total confusão. A mais recente versão beta 3 veio trazer novas alterações, que nalguns casos praticamente removem o efeito de transparência que era apanágio do Liquido Glass, mas não havendo qualquer real uniformidade nos efeitos. Há locais onde existe transparência, há outros onde foi removida, outros ainda podem variar drasticamente consoante se esteja a usar o modo escuro ou modo normal do sistema. Enfim, uma literal e total "salgalhada" que não devia ocorrer a poucos meses do lançamento da versão final do sistema.

Embora se possa desculpar que houvesse coisas que pudessem ser ajustadas nesta fase final, em resposta aos developers e utilizadores, é indesculpável que a Apple não tenha detectado previamente muitos dos problemas inerentes a um design "transparente".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)