2025/07/16

Volkswagen ID.3 surpreende com estado da bateria após 160.000 km

Dando alguma tranquilidade aos interessados, a bateria do ID.3 da VW supera as expectativas em termos de longevidade.

Um dos maiores receios em relação aos carros elétricos é a durabilidade da bateria. No entanto, um teste de longa duração realizado pela associação automóvel alemã ADAC mostra que, pelo menos no caso do Volkswagen ID.3, não deverá haver motivo para receios. Após quatro anos e 160.000 km, a bateria manteve 91% da sua capacidade original.

O teste foi tudo menos suave: mais de 40% dos carregamentos foram feitos com carregadores rápidos DC, e o carro passou dias estacionado com carga completa - algo normalmente desaconselhado para preservar a saúde da bateria. Ainda assim, o modelo ID.3 Pro S, com bateria útil de 77 kWh, resistiu sem grandes perdas de desempenho.
Além da bateria, os técnicos da ADAC destacaram a importância do software. Ao longo do tempo, o carro recebeu várias actualizações over-the-air que não só corrigiram bugs, como também melhoraram a eficiência, aumentaram a potência de carregamento para 170 kW, e tornaram o planeamento de viagens mais inteligente. Pontos que tinham sido inicialmente criticados nos modelos da marca.

Em termos mecânicos, a estrutura, suspensão, e direção do ID.3 também passaram no teste sem problemas, ajudando a desmistificar alguns dos preconceitos contra o "envelhecimento" dos carros eléctricos.

3 comentários:

  1. Podem vir os estudos que vierem, é ir aos fóruns e ver os comentários que todo e qualquer eléctrico é um pisa papeis passado 2-3 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não foi estudo, foi teste prático em circunstâncias reais de utilização.
      Embora nos Zoes e Leafs de primeira geração tenha ouvido casos desses de perda de capacidade (e ainda assim, se ficassem abaixo do "garantido", tinham direito a troca), em carros como os Tesla e afins não é normal ouvir falar-se de baterias degradadas, mesmo após meia dúzia de anos.
      Por outro lado, há sempre que considerar o efeito de que, o que vais encontrar nos fóruns, são sempre as "queixas".

      Eliminar
  2. Eu tenho um Clone do Imiev. Um Peugeot ion.
    É de 2015 e está com 75500km.

    A bateria está a funcionar sem problemas.
    A autonomia parece similar a quando o comprei com 5 anos usado.

    Pisa papeis são os filtros de partículas da maioria dos diesel com 10 a 15 anos. Anda tudo anulado. Até adblue anulado...
    Vai ser giro quando dentro em muito breve, tiverem o acesso negado à maioria das cidades espanholas com media dimensão para cima.

    ResponderEliminar