2025/07/21

WhatsApp troca app nativa no Windows por web app

O WhatsApp volta a mudar de estratégia e troca a app nativa para Windows por uma versão web.

A Meta está a preparar uma mudança importante na app WhatsApp para Windows, que deixará de ser uma app nativa. Em vez disso, passará a ser uma simples versão web empacotada com recurso ao Edge WebView2 da Microsoft, o que torna o processo de desenvolvimento mais simples para a empresa. Esta alteração já está visível na versão beta mais recente.

Ao abandonar a app nativa, o WhatsApp perde a integração visual com o Windows 11 e alguns elementos de usabilidade. A interface torna-se mais básica, especialmente nas definições, e a gestão das notificações também muda. No entanto, a nova versão traz funcionalidades adicionais como acesso a canais (Channels) e melhorias nos Estados (Status) e Comunidades, que estavam ausentes da versão nativa.
A principal motivação por trás desta transição parece ser a simplificação do processo de desenvolvimento, já que assim facilita o processo de manter a versão "Windows" a par das funcionalidades lançadas na versão web. Ainda assim, nem todo os utilizadores poderão apreciar a mudança.

Aliás, basta referir que a própria Meta tinha defendido o lançamento de versões nativas das suas apps, referindo que ofereceriam melhor desempenho, fiabilidade e produtividade. Agora, terá que arranjar novos argumentos para tentar explicar esta mudança - que, ainda por cima, surge pouco tempo depois da empresa lançar uma app nativa para iPad.

1 comentário:

  1. O aplicativo para Windows tinha desempenho ruim, mais pesado até do que usar no navegador.
    Era visivelmente um port da webapp, se fosse desenvolvido nativamente para windows poderia tem um desempenho melhor, mas teria um custo de desenvolvimento alto.
    Por ser um aplicativo que depende permanentemente de internet pra se comunicar, instalar o aplicativo não tinha muitas vantagens em relação ao webapp.

    ResponderEliminar