2025/07/14

Xiaomi YU7 tem tecto panorâmico em vidro Electrochromic da Ambilight

O Xiaomi YU7 estreia um tecto panorâmico em vidro que pode ajustar a transparência até ficar totalmente opaco.

Os tectos panorâmicos em vidro têm aumentado de popularidade entre os veículos eléctricos, mas não são todos iguais. A ideia é aumentar a luminosidade e sensação de espaço a bordo, mas nem tudo são vantagens: apesar das promessas de filtros UV e IR, o tecto em vidro aumenta a exposição solar no interior, levando a temperaturas acrescidas, e nem todos os condutores - ou passageiros - podem gostar dessa luminosidade extra, levando à procura de cortinas para "tapar" o sol.
Algumas marcas já deram um passo em frente, adoptando vidro inteligente que pode alternar entre transparência total ou modo translúcido com o tecto em vidro a ficar "fosco", mas isso não resolve o problema da luminosidade. Com o YU7 a Xiaomi oferece aquilo que realmente será a solução ideal para todos: um tecto em vidro que pode efectivamente alternar entre a transparência total e a opacidade total.


Esta capacidade é conseguida através da utilização de video electrocrómico da Ambilight e, se funcionar tão bem como é prometido, será de esperar que se passe a tornar na referência dos "tectos em vidro" para o sector automóvel.

Resta-nos imaginar que, daqui por mais alguns anos, a mesma tecnologia possa ser aplicada aos demais vidros do automóvel, o que permitiria ajustar a sua transparência em função das preferências dos utilizadores e das condições solares.

1 comentário: