2025/08/24

A incrível engenharia dos AirPods

Os pequenos AirPods da Apple escondem uma incrível quantidade de engenharia condensada num volume minúsculo.

Já quase nem damos valor às incríveis capacidades dos smartphones que levamos nos bolsos para qualquer lado, e isso aplica-se ainda mais aos aparentemente simples earphones. Só que, na verdade, estes pequenos acessórios que se tornaram indispensáveis com o abandono da tradicional ficha de 3.5 mm escondem uma surpreendente quantidade de tecnologia, especialmente no caso de modelos mais avançados com os AirPods da Apple.

São inúmeros os pormenores que tornam possível colocar tal quantidade de tecnologia em volume tão reduzido, que vão desde a bateria às antenas, sem esquecer os microfones e demais sensores. Há também outras curiosidades, como o uso dos sensores de movimento para evitar manter os microfones ligados constantemente (com o respectivo consumo de energia), cabendo a eles detectar as primeiras vibrações ao falar, e só depois activando os microfones.


Só é pena que toda esta quantidade de tecnologia esteja desde logo destinada a ir para o lixo, já que a sua bateria não substituível faz com que os earphones Bluetooth tenham uma vida útil limitada a partir do momento que são comprados.

3 comentários:

  1. Com tudo, mesmo sendo uma maravilha tecnológica, não deixa de ser um produto descartável. Após 2-3 anos de utilização as baterias vão perdendo capacidade até chegar ao ponto que ficam inutilizáveis e sem possibilidades de substituir as baterias. Mais um produto "verde" da Apple! Não é que as outras marcas não tenham feito o mesmo, mas quando uma empresa passa a vida a gabarse de que faz produtos "amigos do ambiente", não deixa de ser controverso que não se possam substituir as baterias para prolongar a vida útil dos Airpods.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Pagamos centenas de euros por produtos descartáveis, que efetivamente têm muita tecnologia, mas somos "obrigados" a substitui-los passados dois ou três anos... Por exemplo airpods, smartwatches, etc... Gosto muito de tecnologia, mas pelo preço de um Apple Watch (ou outro), posso comprar um relógio tradicional com muito boa qualidade. O mesmo se passa com os aparelhos auditivos.

      Eliminar
    2. Para mim isso é um nim...tenho os AirPods Pro de primeira geração desde 2020 e já lá vão quase 5 anos a usar todos os dias...claro que a bateria não é a mesma...mas funciona em pleno...já os fones com fios, duravam-me 3 meses e depois falhavam de mau contacto (inclusive os da Apple)...Ah e sou parcialmente surdo desde nascença...e sim, acho que os AirPods Pro foram a minha salvação para quem usa proteses auditivas, porque posso usar os mesmos como fosse um aparelho auditivo enquanto ouço musica e ouço os sons do ambiente, sem ter que retirar e colocar a protese auditiva...

      Tenho que admitir, a Apple quando se trata de acessibilidade, ganha muito face à concorrência em certos pontos...

      Btw, não são todos os aparelhos que funcionam a baterias...os que anunciam na TV são amplificadores de som (muito resumidamente)...há diferenças nas proteses auditivas quem é surdo severo e que tem sensibilidades de ondas de som muito diferentes nos agudos/graves...

      bem haja

      Eliminar