O próximo iOS 26 vai criar a sensação de ser bastante mais rápido à custa de animações aceleradas.
A Apple está a testar o iOS 26, que deverá chegar no próximo mês juntamente com a nova família iPhone 17. Além das melhorias que têm sido feitas a nível do design Liquid Glass - que sofria de bastantes problemas quando foi inicialmente apresentado, outra das novidades é o ajuste na velocidade das animações do sistema, o que dá a sensação de maior rapidez na utilização. A Apple parece ter cortado cerca de 150 milissegundos nas animações apresentadas ao reabrir apps já em memória, e essa mudança cria uma perceção de fluidez superior.
Ao longo dos vários iOS a Apple já tem feito ajustes nesta velocidade das animações, fazendo com que o iOS pareça ser "mais rápido" ou "mais lento", mas infelizmente não dá qualquer opção para que os utilizadores ajustem esta velocidade à sua vontade.
Utilizadores de Android provavelmente vão "rir-se" mais uma vez destes ajustes, pois muitos interface permitem ajustar a velocidade destas animações, e é possível ir ainda mais longe dando um salto às "developer options" do sistema para as acelerar ainda mais.
Tecnicamente falando, estas animações ajudam a criar uma melhor experiência de utilizador mas, deviam ser usadas apenas de forma a atrasar ao mínimo o funcionamento do sistema. Umas vezes as animações podem ser usadas para disfarçar fracções de segundo que o o utilizador teria que aguardar de qualquer forma enquanto o sistema faz certas operações. Mas, quando começam a tornar-se tão prolongadas que criam a sensação de lentidão, é algo que deveria poder ser activado ou desactivado à consideração do utilizador. Senão, e como provavelmente acontecerá, a Apple terá que enfrentar uma vaga de críticas merecidas de que "atrasou" deliberadamente o iOS 18 com o intuito de criar a ilusão de que o iOS 26 é (visualmente) bastante mais rápido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)