A Apple vai lançar o iOS 26 com integração com o mais recente GPT-5 da OpenAI.
A Apple prepara-se para atualizar a integração do ChatGPT nos seus sistemas, passando do GPT-4o para o novo GPT-5 no iOS 26, iPadOS 26 e macOS Tahoe 26. Embora a empresa não tenha confirmado datas, o lançamento das novas versões costumam ser feitas em Setembro a par da apresentação da nova geração de iPhones.
Não será uma grande novidade, uma vez que a Apple já tinha disponibilizado a integração com o ChatGPT na versão actual do sistema, sendo apenas uma actualização para o modelo mais recente. O GPT-5 promete reduzir as alucinações em 80% e estreia uma sistema de selecção automática de modelos, adaptando-se ao tipo de pedido do utilizador. No ChatGPT, as contas pagas podem escolher manualmente o modelo, enquanto utilizadores gratuitos ficam limitados à escolha automática, mas ainda não se sabe como essa funcionalidade será aplicada no iOS e macOS.
Na prática, a integração do ChatGPT nestes sistemas é pontual: a Siri ou o Apple Intelligence recorrem ao GPT apenas quando um pedido ultrapassa as capacidades dos modelos da Apple. Estes modelos próprios, com cerca de 3 mil milhões de parâmetros, são muito mais leves que os mais de 500 mil milhões do GPT-5, mas também muito mais limitados nas capacidades, resultando em muitas frustrações para quem está habituado aos modelos AI mais recentes.
Os utilizadores Apple continuam a aguardar pelas prometidas novidades a nível de serviços AI, como uma nova Siri "AI", que tinham sido prometidos e depois adiados.
2025/08/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















É curioso, tendo em conta que um grupo interno (do departamento de desenvolvimento de IA) da Apple apresentou um relatório em que questiona severamente o "caminho/potencialidades" da IA (em muito direcionada àquilo que a Open AI "vende") e conforme se tem seguido caminho nesta área.
ResponderEliminar