2025/08/10

Meta mostra óculos VR de alta-resolução e grande campo de visão

A Meta mostrou novos avanços nos óculos VR, incluindo um modelo com resolução "da realidade" e outro com amplo campo de visão, mas por agora são apenas protótipos.

A Meta revelou os seus mais recentes protótipos de óculos VR, mostrando dois modelos ambiciosos que pretendem elevar a imersão a outro nível. O primeiro é o Boba 3, um headset com campo de visão ultra-amplo que cobre cerca de 90% da visão humana - 180° na horizontal e 120° na vertical - mantendo um volume e peso reduzido. Em comparação com headsets como o Quest 3, que tem menos de metade desses valores, o Boba 3 promete uma experiência muito mais natural e envolvente. Inclui também resolução 4K×4K por olho, mas precisa de um PC de topo para funcionar.

O segundo protótipo, Tiramisu, vem da equipa de investigação em óptica da Meta e aposta no conceito de "VR hiper-realista". Combina resolução acima da resolução dos olhos, brilho ultra-elevado e contraste melhorado - 90 PPD (píxeis por grau - acima dos 60 PPD da visão humana), 1400 nits e três vezes mais contraste que o Quest 3. O resultado, segundo a empresa, marca um "novo patamar no realismo visual".
Apesar destes avanços, ambos os headsets apresentam compromissos. O Tiramisu tem alta-resolução mas um campo de visão de apenas 33° por 33° e um formato muito grande com lentes de vidro dispendiosas, tornando-o impraticável para o consumidor. Já o Boba 3, embora mais funcional, exige hardware caro e não terá um preço compatível com um produto VR comercialmente viável para consumidores. Mas, também não é esse o objectivo: por agora estes modelos servem para explorar o que é tecnicamente possível, esperando-se que os seus avanços possam abrir caminho para óculos VR mais praticáveis e acessíveis no futuro.

Os dois protótipos serão apresentados no SIGGRAPH 2025, oferecendo aos participantes uma visão do que a VR poderá ser daqui a alguns anos. O grande objectivo será passar o "Visual Turing Test", em que se possam ter óculos VR capazes de criar mundos virtuais indistinguíveis da realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)