2025/08/30

Pixel 10 vem com 3GB de RAM reservada para AI

Os 12 GB de RAM dos Pixel 10 não estão totalmente disponíveis para apps dos utilizadores - com 3 GB dedicados a AI.

O Pixel 10 chega com 12GB de RAM, mas nem toda está disponível para apps e jogos. A Google reservou cerca de 3GB exclusivamente para tarefas AI, deixando aproximadamente 8GB livres para uso geral. Isto demonstra a aposta que está a ser feita nas funcionalidades AI, mesmo que isso implique sacrificar alguma capacidade para multitarefa ou apps mais intensivas.

No ano passado, a estratégia foi diferente. Os modelos base do Pixel 9 deixavam toda a memória disponível para apps e apenas carregavam os modelos AI quando necessário, enquanto as versões Pro mantinham uma parte da RAM sempre dedicada a AI. Com o Pixel 10, a Google decidiu que até o modelo standard deve ter os modelos AI sempre disponíveis.
A memória reservada é utilizada pelo serviço AICore e o TPU do Tensor G5, garantindo que ferramentas como traduções em tempo real, transcrições de chamadas e o Pixel Journal podem ser usados de forma instantânea. Assim, a AI torna-se uma peça central da experiência Pixel, tornando o smartphone mais inteligente e ágil no dia a dia.

Para a maioria dos utilizadores, os 8GB de RAM utilizável continuam a ser suficientes para o uso despreocupado no dia a dia, incluindo jogos exigentes e uso em multitarefa sem grandes limitações. Já os utilizadores mais intensivos podem preferir os modelos Pro com 16GB (passando a ter 13GB utilizáveis). Ainda assim, falta esclarecer se, quem desactivar por completo as funcionalidades AI poderá recuperar estes 3GB de RAM para uso geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)