A Figure continua em grande, desta vez com uma simples mas eficaz demonstração do robot F.02. Depois de ter mostrado o robot a colocar roupa na máquina de lavar a empresa foi desafiada a mostrar o robot a dobrar roupa - desafio que superou com facilidade numa questão de dias.
Só que, ao habitual estilo da internet, não demorou para que surgissem comentários com desafios extra, incluindo um que questionava se o robot seria capaz de lidar com mudanças na altura da mesa; algo a que a Figure voltou a responder de forma exemplar. No vídeo que se segue vemos o robot a reagir de forma totalmente natural à alteração da altura da mesa, em tempo real, sem qualquer problema.
Tradicionalmente, o planeamento de movimentos dos robots - quando feitos de forma tradicional - implicariam ter uma calibração cuidada para que as coisas funcionassem "ao milímetro" da forma que estavam programadas, e este tipo de alterações seria uma receita para o desastre (a não ser que a programação contemplasse essa eventualidade da altura da superfície de trabalho poder ser alterada; algo que seria bastante complicado de fazer uma vez que podia estar a ocorrer durante o processo normal em que dobra a roupa). Mas neste caso, tirando partido do modelo AI que controla as suas acções, a coisa foi totalmente pacífica.Someone raises the table at 0:24, and Figure’s Helix model adapts to the change on the fly. https://t.co/aoXPk3hNBv pic.twitter.com/Cv2InGTcup
— The Humanoid Hub (@TheHumanoidHub) August 16, 2025
Muitas das vezes, é neste tipo de coisas "simples" que vemos os avanços que têm sido feitos na área da robótica, particularmente a nível dos robots humanóides.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)