A SpaceX está a preparar-se para o 10º voo de teste do enorme Starship, depois de receber luz verde da FAA. O lançamento está previsto para 24 de Agosto às 23h30 (UTC), a partir da Starbase, no Texas. Os engenheiros concluíram as verificações dos motores e os últimos ajustes, com o objectivo de ultrapassar os recentes contratempos.
A empresa enfrentou vários falhanços este ano, incluindo problemas de propulsão, azulejos do escudo térmico a cair e uma fuga de combustível que terminou o teste de maio de forma precoce. A SpaceX identificou a causa dessa falha num difusor defeituoso do tanque de metano e redesenhou a peça. Um acidente em Junho destruiu ainda um veículo de teste no solo, atrasando o programa.
The tenth flight test of Starship is preparing to launch as soon as Sunday, August 24 → https://t.co/UIwbeGoo2B pic.twitter.com/j0YKKgAxAV
— SpaceX (@SpaceX) August 15, 2025
Apesar dos obstáculos, a SpaceX afirma que o próximo voo irá testar novos materiais para o escudo térmico, tentar a primeira colocação de carga em órbita e experimentar novas manobras com o booster Super Heavy. Em vez de regressar para ser apanhado na base, o booster vai tentar uma amaragem controlada no Golfo do México, simulando o processo de aterragem mas sem risco de provocar danos.Watch Starship's tenth flight test → https://t.co/UIwbeGoo2B https://t.co/gbQv9akMO9
— SpaceX (@SpaceX) August 15, 2025
O sucesso desta missão é fundamental para avançar com os objectivos de longo prazo da Starship, incluindo a reutilização do segundo estágio, o reabastecimento em órbita e o apoio ao programa lunar Artemis da NASA. Elon Musk também vê a Starship como peça-chave para futuras missões a Marte e para lançar a nova geração de satélites Starlink.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)