2025/08/17

Jogos Olímpicos de Robots faz sucesso na China

Na China, realizou-se a primeira edição do World Humanoid Robot Games - os "Jogos Olímpicos" para robots.

A China deu início aos primeiros Jogos Mundiais de Robots Humanóides em Pequim, um evento de três dias pensado para mostrar os avanços do país em inteligência artificial e robótica. A competição juntou 280 equipas de 16 países, entre universidades e empresas privadas, todas interessadas em levar estas máquinas ao limite.

Os robôs participaram em provas desportivas como futebol, corridas de pista e ténis de mesa, além de desafios práticos como separar medicamentos, transportar materiais e até realizar limpezas. Apesar dos tropeções, colisões e quedas, muitos conseguiram conquistar a simpatia do público, recebendo ovações quando se levantam sozinhos para prosseguir com a actividade.

Nas corridas o evento foi dominado pela Unitree, que conseguiu as medalhas de ouro nas corridas de 100 m, 400 m, 1500 m, e 4×100 m - além das 3 medalhas na prova de 100 m de obstáculos.

Mais do que apenas um espectáculo, os organizadores sublinham que o objectivo é recolher dados úteis para melhorar o seu uso em áreas práticas de actividade - algo em que temos tido cada vez mais exemplos nos últimos meses, fazendo coisas que há muito se esperam mas que só agora com as tecnologias AI estão a ser conseguidas.

Por agora esta edição ainda esteve recheada de casos caricatos, e com os robots a demorarem bastante mais tempo que atletas humanos. Será interessante ver quanto tempo irá demorar até que estes robots os superem: 10 anos, 5 anos, ou até menos?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)