2025/09/01

Apple fez batota na selecção das horas nos alarmes dos iPhones

Para a Apple, o método para escolher a hora de um alarme nos iPhone pode chegar ao "fim do tempo".

Quem quiser criar um alarme num iPhone tem acesso a um ecrã onde se encontram dois aparentes controlos circulares para escolher as horas e os minutos. À primeira vista nada têm de especial, mas a verdade é bem diferente.

Foi recentemente descoberto que, na realidade, não se tratam de controlos circulares, mas sim de uma única lista longa, com o tempo repetido, mas que eventualmente chega ao fim e não permite "rodar" mais!
Ora, se para efeitos práticos não existe qualquer problema - já que a maioria das pessoas encontrará a hora pretendida ao fim de duas ou três "pseudo-rotações", e não ficará a fazer scroll às horas repetidamente para "chegar ao fim" - por outro lado não deixa de ser um grande martelanço que mais se associaria a um estagiário a desenrascar uma solução rápida, e não a algo admissível por parte de uma grande empresa tecnológica a lançar um produto que é usado por mais de mil milhões de pessoas; ainda mais por uma empresa como a Apple que, tradicionalmente, presta grande atenção aos detalhes.

O facto de ter demorado tanto a descobrir-se esta pequena batota demonstra o quanto a mesma não terá grande importância, mas não deixa de poder ser vista como mais um pequeno indício de como as coisas se passam nos bastidores da Apple, e onde em vez de fazerem as coisas bem feitas também optam pelas técnicas de desenrasque.

2 comentários:

  1. "Ora, se para efeitos práticos não existe qualquer problema - já que a maioria das pessoas encontrará a hora pretendida ao fim de duas ou três "pseudo-rotações", e não ficará a fazer scroll às horas repetidamente para "chegar ao fim" - por outro lado não deixa de ser um grande martelanço que mais se associaria a um estagiário a desenrascar uma solução rápida, e não a algo admissível por parte de uma grande empresa tecnológica a lançar um produto que é usado por mais de mil milhões de pessoas; ainda mais por uma empresa como a Apple que, tradicionalmente, presta grande atenção aos detalhes.
    "

    Oh now, anyway.

    ResponderEliminar
  2. Mais do que a batota, sem consequências como se diz no texto, é a má escolha destas rodas para escolher a hora. No Android, com dois toques, escolho a hora. No iPhone é preciso andar com toquezinhos até acertar. Para uma empresa que sempre se quis diferenciar pelo design, para mim, esta sempre foi uma má escolha.

    ResponderEliminar