2025/09/10

Bateria MagSafe do iPhone Air não funciona nos outros iPhones

A Apple apresentou o iPhone Air ultra-fino, que conta com uma bateria MagSafe como acessório - mas que não funciona nos demais iPhones.

O novo iPhone Air marca o regresso da "mania" da Apple às espessuras ultra-reduzidas, com apenas 5.6 mm de espessura. Não se pode dizer que seja revolucionário, pois já temos smartphones concorrentes igualmente finos - e até a Apple vende o iPad Pro 13 que tem apenas 5.1 mm de espessura - mas acaba por ser inevitável tendo em conta a necessidade da Apple se ir preparando para lançar um iPhone dobrável (provavelmente já no próximo ano), em que o factor espessura adquire importância fundamental.

Dito isto, tivemos uma situação que poderia tornar-se motivo de gozo, mas que vindo da Apple não será novidade: enquanto por um lado promovia as grandes inovações de eficiência para fazer com que este iPhone Air ultra-fino tivesse bateria para "durar o dia todo" (algo que a Apple tem feito desde os tempos do iPhone 4!), logo de seguida promovia a nova bateria MagSafe para lhe prolongar substancialmente a autonomia, dizendo que mesmo com a bateria externa continua a ser extremamente fino e confortável de usar.

Ora, agora sabemos que esta bateria MafSafe no iPhone Air permite prolongar a autonomia de 27h para 40h a ver vídeos, e de 22h para 35h a fazer streaming. Curiosamente, está limitada a uma transferência de 12W em vez dos 25W wireless nos restantes iPhones, podendo atingir 20W se se tiver a bateria ligada a um carregador em simultâneo. Mas a parte que nos traz aqui hoje é o facto desta bateria MagSafe da Apple apenas funcionar no iPhone Air e não ser compatível com os demais iPhones!
Ora, uma das grandes vantagens dos sistemas de carregamento wireless é que nos permitem esquecer por completo a questão das fichas e cabos, sendo irrelevante se é um smartphone com ficha mini-USB, USB-C, Lightning, ou qualquer outra coisa. Desde que seja compatível com o standard Qi, as coisas funcionam. Daí ser uma surpresa ver a Apple a lançar esta bateria com compatibilidade apenas para o iPhone Air e não os demais iPhones.

Mas desta vez não se trata de uma limitação artificial imposta pela Apple, mas sim de uma questão física. O tamanho desta bateria MagSafe faz com que bata na saliência do módulo das câmaras dos outros iPhones, impedindo que a mesma fique totalmente pousada na traseira. Aliás, basta comparar o tamanho desta bateria MagSafe com a de outras baterias MagSafe de outros fabricante, para se ver que a bateria da Apple é bastante mais comprida (e fina) do que as outras, mais curtas mas com maior espessura, que funcionam em todos os iPhones.

Por um lado, tudo isto acaba por ser um contrassenso. Quem estiver interessado em comprar um iPhone Air certamente não o irá querer fazer "engordar" com uma bateria externa. Por outro lado, não deixa de ser simpático que essa possibilidade exista, embora não deva demorar a que surjam baterias MagSafe para iPhone Air de terceiros, a preços mais convidativos que os 114 euros pedidos pela Apple.

1 comentário:

  1. Mais uns anos e a Apple vai lançar o Iphone Air mais fino de sempre, porque não tem bateria interna, funcionando apenas com a externa, ou seja, voltamos a ter baterias amovíveis, como antigamente, mas estas serão vendidas como uma grande inovação da marca da maçã.

    ResponderEliminar