2025/09/27

Europa reduz limitações no "Autopilot"

Os sistemas "Autopilot" nos automóveis passam a ter regras ligeiramente menos apertadas na Europa.

As regras que regulam os sistemas de assistência à condução (DCAS - Driver Control Assistance Systems) na Europa têm sido muitas vezes acusadas de impedir que marcas como a Tesla ofereçam aos clientes europeus a mesma experiência de condução com Autopilot e modo FSD como noutras regiões. Mas, embora ainda não seja um livre passe para o lançamento do FSD na Europa, pelo menos pode esperar-se um modo Autopilot menos limitado ou intrusivo.

As regras do DCAS foram ajustadas, e agora passam a permitir coisas como a mudança automática de via (para ultrapassagens) sem que tenha que ser manualmente iniciada pelo utilizador (só em auto-estradas), remoção da necessidade de lembretes constantes para por as mãos no volante quando segue na mesma via, entre outras coisas. As regras também passam a permitir um aumento temporário do limite das forças laterais, que até agora podiam fazer que, em curvas mais apertadas, os sistemas autopilot fossem obrigados a desactivar-se por terem "chegado ao limite regulamentar" - agora será possível que esse seja ultrapassado, desde que por breves instantes para voltar às condições desejadas.
Ainda assim, existem muitas coisas que, para o bem e para o mal, continuam a estar bastante limitadas (como o modo de chamar o carro do estacionamento de forma autónoma, que continua a estar limitado a poucos metros). O que por um lado pode ser visto como uma forma cautelosa de proteger os europeus de sistemas que podem ser demasiado ambiciosos; mas por outro lado também pode ser encarado como uma forma de dar aos fabricantes europeus tempo para criarem sistemas idênticos e não ficarem em maior desvantagem face aos fabricantes de outras regiões que estão mais avançados nesta área.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)