2025/09/02

iPhone 17 pode perder cartão SIM na Europa

Os iPhone 17 podem perder o SIM físico e passar a usar exclusivamente eSIM na Europa - ao estilo dos modelos dos EUA.

A Apple pode estar prestes a adoptar o eSIM em exclusivo na Europa com a chegada da nova gama iPhone 17. Nos EUA, a mudança já aconteceu desde o iPhone 14, mas os modelos europeus continuaram a suportar um cartão SIM físico a par de um cartão eSIM secundário. Isso poderá mudar em breve, com rumores a indicar que o cartão físico pode desaparecer já na geração iPhone 17.

De acordo com informações recentes, funcionários de revendedores autorizados da Apple na União Europeia estão a receber formação sobre activações de eSIM, numa acção com prazo limite até 5 de Setembro. A data não é inocente: o evento de apresentação do iPhone 17 está marcado para quatro dias depois, a 9 de Setembro. Tudo aponta para que os compradores europeus tenham de se habituar a iPhones apenas com eSIM mais cedo do que se pensava. A formação estará a ser feita através da aplicação SEED da Apple, usada por equipas em todo o mundo. Isto levanta a possibilidade da remoção da ranhura SIM não ficar restrita à Europa, podendo tornar-se uma decisão global, em linha com o objectivo da Apple de criar dispositivos mais finos e com conectividade simplificada.

Os rumores já mencionavam que o iPhone 17 Air, o modelo mais fino da gama, não teria ranhura SIM por limitações de design. Agora, há indícios de que toda a família iPhone 17 poderá seguir a mesma estratégia, com possíveis excepções em mercados como a China, onde os iPhones têm mantido os cartões SIM físicos.

A mudança para eSIM tem vantagens e desvantagens, mas parece ser uma inevitabilidade com a qual os consumidores europeus terão que lidar, mais cedo ou mais tarde - podendo ser mais cedo no caso dos interessados em comprar um iPhone 17, se estas informações se vierem a verificar.


Actualização: Afinal a remoção do cartão SIM poderá, por agora, estar limitada ao iPhone 17 Air.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)