2025/09/10

Spotify ganha finalmente áudio lossless

Demorou mas chegou, o Spotify está finalmente a disponibilizar qualidade "lossless", disponível sem custo extra no plano Premium.

Depois de oito anos de rumores e adiamentos, o Spotify começou finalmente a oferecer streaming lossless. A novidade chega sem necessidade de um plano adicional: todos os assinantes Premium terão acesso ao modo 24-bit / 44.1 kHz FLAC em breve.

O lançamento vai acontecer de forma faseada em 50 mercados nos próximos dois meses, começando por Portugal, EUA, Reino Unido, Alemanha e Japão. Quando a funcionalidade estiver disponível, os utilizadores vão receber uma notificação na app e poderão activar o modo lossless nas definições de qualidade de áudio.
O serviço vai ainda incluir um indicador na barra Now Playing e no Connect Picker sempre que se estiver a ouvir em lossless. Inicialmente, a compatibilidade está garantida com equipamentos da Sony, Bose, Samsung e Sennheiser, ficando marcas como Sonos e Amazon para o mês seguinte. De notar que, ao usar este modo, poderá gastar-se até 1 GB de dados por hora, substancialmente mais que os 140 MB/h do modo Very High com compressão.

Há, no entanto, uma limitação: a qualidade máxima fica-se pelos 24-bit / 44.1 kHz, enquanto rivais como Apple Music, Tidal e Qobuz já oferecem até 24-bit / 192 kHz. Para a maioria dos utilizadores a diferença será mínima, mas os audiófilos mais exigentes poderão sentir falta de uma opção HiRes.

Com esta estreia, o YouTube Music passa a ser o único grande serviço de streaming de música sem suporte lossless.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)