A Google tem algumas novidades no Gemini, pesquisa AI e também no NotebookLM - e também passa a indicar exactamente quais os limites de utilização.
A Google anunciou três grandes novidades para os seus produtos com inteligência artificial Gemini. A app Gemini passa a suportar ficheiros de áudio, o modo de pesquisa AI ganha cinco novos idiomas (incluindo português do Brasil), e o NotebookLM permite agora gerar relatórios em diferentes estilos, como guias de estudo, posts de blog ou questionários.
Segundo Josh Woodward, VP da Google Labs e Gemini, a compatibilidade com áudio era a funcionalidade mais pedida pelos utilizadores. Quem usa o plano gratuito pode enviar até 10 minutos de áudio e cinco prompts diários. Já os assinantes AI Pro e AI Ultra conseguem carregar até três horas de gravações, em múltiplos formatos, incluindo ficheiros ZIP com até 10 items.
Na Pesquisa, o AI Mode passa agora a suportar hindi, indonésio, japonês, coreano e português do Brasil, graças à integração do Gemini 2.5. A Google diz que esta expansão vai permitir a mais pessoas explorar a web em maior profundidade na sua própria língua.
Por fim, o NotebookLM recebeu novas opções para relatórios, em mais de 80 idiomas. Além de documentos de briefing, guias de estudo e posts de blog, os utilizadores podem gerar flashcards e quizzes, escolhendo ainda o tom, estilo e estrutura. A Google promete que esta actualização ficará disponível para todos até ao final da semana.
Não menos importante, a Google passa também a ser mais transparente quanto aos limites diários de uso do Gemini, nos planos gratuitos e pagos. A Google abandonou as descrições vagas como "limitado" ou "acesso expandido" e passou a detalhar, com números concretos, os limites de utilização do Gemini. A nova página de suporte "Gemini Apps limits & upgrades for Google AI subscribers" mostra exactamente o que é possível fazer em cada nível de subscrição.
Nos planos gratuitos, os utilizadores podem fazer até 5 prompts por dia no Gemini 2.5 Pro (com janela de contexto de 32.000 tokens), gerar ou editar 100 imagens diárias, além de criar 20 Audio Overviews. Já o recurso Deep Research fica limitado a 5 relatórios por mês. Se ultrapassarem os limites podem continuar a usar o modelo Gemini 2.5 Flash de uso "normal".
Para quem subscreve o Google AI Pro (19.99 dólares/mês), o limite sobe para 100 prompts diários, até 1.000 imagens, 3 vídeos Veo 3 Fast e 20 relatórios Deep Research por dia. Já os clientes Google AI Ultra (249,99 dólares/mês) têm direito a 500 prompts, as mesmas 1.000 imagens, 5 vídeos Veo 3 e até 200 relatórios Deep Research. Este plano inclui ainda 10 prompts Deep Think por dia com janela de contexto de 192.000 tokens.
Segundo a Google, funcionalidades como Canvas, Gems e Storybook continuam dependentes do modelo seleccionado no momento da utilização, ficando sujeitas aos respectivos limites técnicos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)