2025/10/21

Actores de Hollywood queixam-se de deepfakes do Sora

A OpenAI diz estar a levar a sério as restrições na geração de vídeos com actores populares no Sora 2.

O actor Bryan Cranston, conhecido pela série Breaking Bad (e outras), nunca autorizou o uso da sua imagem na aplicação de partilha de vídeos Sora 2, da OpenAI, mas ainda assim tem assistido a vídeos AI com o seu rosto a circular - incluindo um em que ele aparecia a tirar uma selfie com Michael Jackson.

Após semanas de críticas de actores, estúdios, agências de talento e do sindicato SAG-AFTRA, foi feita uma declaração conjunta confirmando que a empresa reforçou as regras de protecção de imagem e voz. A OpenAI reconheceu os incidentes, dizendo lamentar estes "vídeos AI não intencionais", e reafirmou o seu compromisso de garantir que todos os artistas, intérpretes e indivíduos têm o direito de decidir como e se podem ser simulados, prometendo também analisar rapidamente queixas por violações dos seus termos de utilização. Já o presidente da SAG-AFTRA, Sean Astin, alertou que ainda é necessária legislação que proteja os artistas contra a apropriação indevida por tecnologias de replicação, citando o projeto de lei norte-americano NO FAKES Act (Nurture Originals, Foster Art, and Keep Entertainment Safe).

A OpenAI tinha inicialmente lançado o Sora 2 com uma política de opt-out, que permitia a criação de vídeos com rostos conhecidos, obrigando qualquer pessoa a contactá-los caso não quisesse que isso acontecesse, mas as polémicas depressa obrigaram a que mudasse para uma política de opt-in, em que os actores e personalidades ficam "protegidos" a não ser que digam expressamente que aceitam a criação de vídeos com o seu rosto. Além disso, é também possível adicionar restrições adicionais, de modo a que os seus rostos não apareçam em vídeos com certos elementos ou actividades.

São restrições que poderão sossegar os actores por agora, mas que inevitavelmente acabarão por se tornar irrelevantes - pois se a OpenAI e outras empresas poderão seguir estas regras, será apenas uma questão de tempo até que outros modelos AI, sem preocupações com este tipo de regras, se popularizem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)