2025/10/21

iOS 26.1 deixa "desligar" Liquid Glass

A versão beta 4 do iOS 26.1 vem com nova opção para desligar o Liquid Glass, e também o acesso rápido da câmara no lock screen.

Após meses e meses de ajustes à transparência e efeitos do Liquid Glass, a Apple parece reconhecer que o seu novo design para o iOS 26 não tem solução possível - a não ser: deixar que os utilizadores "desliguem" a transparência, reduzindo-a significativamente.

É essa uma das grandes novidades detectadas no iOS 26.1 beta 4, com uma nova opção em Settings > Display and Brightness > Liquid Glass, que permite escolher entre a transparência actual e o modo "Tinted" que praticamente a elimina.
Actualmente, o Liquid Glass continua a gerar polémica. Na minha experiência pessoal, o Liquid Glass passa 50% "despercebido" (sem pontos positivos ou negativos), 20% das vezes sobressaindo com efeitos bonitos visíveis, 15% das vezes tornando a experiência mais negativa (com elementos mais difíceis de encontrar devido à transparência), e 15% das vezes sendo totalmente horrível e inutilizável - como demonstrando pelo que acontece na própria galeria de fotos do iOS quando se passa por uma imagem com fundo claro:
É algo que parece ser um bug, já que nos demais elementos transparentes a cor dos símbolos passa correctamente de branco para preto, mas é demonstrativo do tipo de coisas que vai acontecendo um pouco por todo o sistema. No meu caso até as notificações se tornam praticamente impossíveis de ler no lock screen, por a imagem de fundo ter secções mais escuras e mais claras.

A chegada desta opção é positiva, mas por outro lado acaba por ser o reconhecimento da Apple de que o Liquid Glass não funciona como deveria... e que não tem solução para isso!


Adicionalmente, esta versão também adiciona uma nova opção que permite desactivar o gesto de deslizar para o lado no lock screen para acesso rápido à câmara.
Se lidam frequentemente com fotos tiradas acidentalmente só por pegarem no iPhone e tocarem inadvertidamente no ecrã, esta nova opção poderá resolver esse problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)