2025/10/21

Google vai deixar 15 superfans testar smartphones Pixel

A Google está a lançar um novo programa de testes em que procura 15 "superfans" para testar smartphones Pixel ainda não lançados.

Talvez em resposta às críticas da geração Pixel 10, a Google prepara-se para fazer algo ligeiramente diferente, deixando que 15 "super-fãs" testem telemóveis Pixel ainda em desenvolvimento. A iniciativa faz parte de um concurso chamado "The Trusted Tester Program", através do qual os vencedores poderão "ajudar a moldar um Pixel actualmente em desenvolvimento".

Os participantes terão de assinar um acordo de confidencialidade (NDA) e usar os protótipos dentro de capas especiais que disfarçam o design, para evitar fugas de informação enquanto utilizam o equipamento no seu dia a dia - requisitos já habituais durante o processo normal de desenvolvimento, até entre os funcionários da própria Google - mas é a primeira vez que a Google abre este tipo de programa ao público. Nos últimos anos, os lançamentos da linha Pixel têm sido frequentemente alvo de grandes fugas antes do anúncio oficial, com unidades não lançadas a serem filmadas, desmontadas e até terem direito a reviews online. A Google parece agora querer transformar esse problema numa oportunidade, envolvendo a comunidade mais fiel no processo de testes.

Ainda não se sabe quando o concurso será lançado nem quando os fãs seleccionados terão o equipamento nas mãos. Contudo, tudo indica que o programa será restrito a membros do grupo oficial "Pixel Superfans", o que por um lado mostra que a Google quer garantir que o feedback venha dos seus seguidores mais dedicados, mas simultaneamente pode fazer com que a Google deixe de ouvir críticas igualmente válidas que poderiam surgir de um universo mais diversificado de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)