A Amazon tem planos para substituir 600 mil trabalhadores humanos por robots nos EUA, levantando preocupações sobre o efeito imediato na sociedade.
Segundo documentos internos e entrevistas, a Amazon planeia acelerar a automação das suas operações com o objectivo de eliminar mais de 600 mil postos de trabalho nos Estados Unidos até 2033. Apesar de prever duplicar o volume de vendas nesse período, a empresa pretende reduzir drasticamente a necessidade de novos funcionários.
De acordo com os documentos, a equipa de robótica da Amazon está a trabalhar para automatizar até 75% das operações da empresa. Até 2027 espera evitar contratar 160 mil trabalhadores, o que se traduziria numa poupança de cerca de 30 cêntimos por produto vendido - numa escala global de 12.6 mil milhões de dólares entre 2025 e 2027. Actualmente, a Amazon já tem mais de um milhão de robots nos seus armazéns e está a testar modelos bípedes como o Digit da Agility Robotics, e está consciente do impacto que isso poderá ter a nível da percepção dos clientes - tendo discutido estratégias para minimizar o impacto das medidas na sua reputação, incluindo evitar o uso de palavras como "automação" ou "AI", substituindo-as por expressões mais neutras, como "tecnologia avançada" e "cobots" (robots colaborativos que trabalham lado a lado com humanos).
A Amazon já veio dizer que os documentos são "incompletos" e não reflectem a estratégia global de contratações da empresa, negando também que os executivos tenham sido incentivados a evitar determinados termos. Ainda assim, é um tópico que vem reacender a questão de que a prometida era de "abundância sustentável" que tem sido usada pelos promotores do uso dos robots só poderá ser atingida se desde já se forem lembrando que as pessoas sem trabalho não terão dinheiro para comprar os seus produtos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Ah sim, imaginemos lá o mundo cheio de máquinas a trabalhar por nós (e de energia infinita também) libertando os humanos para poderem ter mais tempo para fazer o que lhes apetece e serem felizes.
ResponderEliminarPois a realidade como todos podemos compreender pelas "trends" atuais vai ser mais a de os ricos tentarem ficar mais ricos. Despedir 600mil para aumentar os lucros parece-me encaixar perfeitamente.
Os humanos só vão ter tempo para roubar pois não vai haver dinheiro para sobreviver. Vai ser giro
Eliminar