A Google parece querer recuperar as "bolhas" como método para facilitar o multitasking nos tablets Android.
A Google está a testar uma nova forma de tornar a multitarefa nos tablets Android mais simples. A empresa parece estar a desenvolver uma funcionalidade que permitirá "transformar em bolha" qualquer aplicação, fazendo-a flutuar no ecrã e facilitando a mudança entre várias apps em dispositivos com ecrãs de maior dimensão: tablets e smartphones dobráveis.
Os primeiros indícios desta funcionalidade, apelidada de "bubble anything", surgiram em Outubro de 2024, escondidos nas versões beta do Android 15 mas acabaram por nunca se materializar num lançamento para o público. Agora, novas referências encontradas na versão Android Canary 2510 mostram que a Google não abandonou a ideia mas fez algumas alterações: em vez de permitir colocar qualquer elemento em bolha, os utilizadores poderão criar bolhas de apps ao arrastar o ícone de uma app para o canto inferior do ecrã.
Da primeira vez que o gesto for usado será apresentado um tutorial a explicar como fazer as apps flutuar. O código encontrado também menciona uma animação que demonstra o processo de arrastar e largar a partir da barra de tarefas, mostrando como transformar qualquer app numa bolha móvel. Esta evolução expande o sistema actual de "chat bubbles", que até agora tem estado limitado às conversas de mensagens.
Embora exista sempre a possibilidade de a Google adiar ou cancelar a funcionalidade, o facto de já incluir um tutorial completo indica que o lançamento deverá estar para breve. A novidade poderá chegar com a primeira grande actualização do Android 16 em 2026, ou, no pior dos casos com o Android 17.



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)