A Microsoft está a ressuscitar o espírito do Clippy, mas desta vez com inteligência artificial. A empresa apresentou o Mico, um novo personagem virtual integrado no modo de voz do Copilot, criado para tornar a interacção com o assistente mais natural. O Mico reage em tempo real à voz e às emoções do utilizador, mostrando expressões animadas e transformando as conversas com o computador numa experiência mais pessoal e agradável.
O Mico esteve em fase de testes durante vários meses e passa agora a estar activado de origem no modo de voz do Copilot - embora seja possível desactivá-lo por quem preferir a experiência tradicional. O lançamento começa nos Estados Unidos, e o assistente vai usar a nova função de memória do Copilot para recordar informações sobre o utilizador e os projectos em que está a trabalhar, oferecendo respostas mais contextuais e consistentes.
[Há um Easter egg do Clippy escondido - bastando tocar repetidamente e rapidamente no Mico]Clippy is back as an Easter egg in Copilot’s new Mico character. If you tap on Mico multiple times then Clippy appears pic.twitter.com/lXZKWZMtht
— Tom Warren (@tomwarren) October 23, 2025
A Microsoft está também a introduzir o modo Learn Live, que transforma o Mico num assistente de ensino, capaz de guiar o utilizador através de conceitos complexos com a ajuda de quadros interactivos e explicações visuais. Esta funcionalidade destina-se sobretudo a estudantes ou a quem queira aprender novas competências.
O Mico faz parte da estratégia da Microsoft para dar personalidade e identidade ao Copilot, algo que o CEO da Microsoft AI, Mustafa Suleyman, considera fundamental para o futuro do assistente (embora no passado tenha falhado em fazer isso com a Cortana). Enquanto a empresa promove o slogan "o computador com quem podes falar" nas suas novas campanhas de TV, o Mico surge como o passo seguinte nesta aposta em tornar a AI mais humana.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)