2025/10/24

OpenAI compra criadores do Shortcuts da Apple

A OpenAI soma nova vitória com a aquisição da equipa que criou o Sky e o Shortcuts da Apple.

Na renhida luta por talentos na área AI a OpenAI anunciou a aquisição da Software Applications Incorporated (SAI), empresa mais conhecida por desenvolver o Sky, uma interface AI para macOS capaz de controlar o sistema através de linguagem natural. Apesar de os valores não terem sido revelados, a compra mostra claramente a intenção da OpenAI em integrar o ChatGPT de forma mais profunda nos sistemas operativos, começando pelo macOS - ou, a mais longo prazo, até poder criar o seu próprio sistema operativo AI.

Segundo a empresa, o objectivo é "libertar o potencial da AI através de interfaces que compreendem o contexto e se adaptam à intenção do utilizador". Toda a equipa da SAI, incluindo os cofundadores Ari Weinstein, Conrad Kramer e Kim Beverett, irá juntar-se à OpenAI. O trio trabalhou anteriormente na Apple, onde ajudou a criar o Shortcuts após a Apple ter adquirido a sua app de automação Workflow.
O Sky foi concebido para permitir comandos em linguagem natural que a AI interpreta e executa em várias aplicações do macOS, criando fluxos de trabalho de forma automática - acabando por ser uma forma mais natural dos processos já conhecidos dos utilizadores do Shortcuts. O sistema baseava-se nas APIs e nas ferramentas de acessibilidade da Apple para entender o que estava no ecrã.

Esta aquisição, que surge pouco depois do lançamento do navegador Atlas, reforça a ambição da OpenAI em ir além de um simples chatbot. Com a experiência da SAI, o ChatGPT poderá dar um grande salto em frente a nível de desempenhar tarefas em tempo real no macOS, tornando a utilização dos agentes AI mais acessível e útil para o utilizador comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)