Na renhida luta por talentos na área AI a OpenAI anunciou a aquisição da Software Applications Incorporated (SAI), empresa mais conhecida por desenvolver o Sky, uma interface AI para macOS capaz de controlar o sistema através de linguagem natural. Apesar de os valores não terem sido revelados, a compra mostra claramente a intenção da OpenAI em integrar o ChatGPT de forma mais profunda nos sistemas operativos, começando pelo macOS - ou, a mais longo prazo, até poder criar o seu próprio sistema operativo AI.
Segundo a empresa, o objectivo é "libertar o potencial da AI através de interfaces que compreendem o contexto e se adaptam à intenção do utilizador". Toda a equipa da SAI, incluindo os cofundadores Ari Weinstein, Conrad Kramer e Kim Beverett, irá juntar-se à OpenAI. O trio trabalhou anteriormente na Apple, onde ajudou a criar o Shortcuts após a Apple ter adquirido a sua app de automação Workflow.
O Sky foi concebido para permitir comandos em linguagem natural que a AI interpreta e executa em várias aplicações do macOS, criando fluxos de trabalho de forma automática - acabando por ser uma forma mais natural dos processos já conhecidos dos utilizadores do Shortcuts. O sistema baseava-se nas APIs e nas ferramentas de acessibilidade da Apple para entender o que estava no ecrã.This is what sky was supposed to launch this summer, before @OpenAI acquired them.
— Alex Volkov (Thursd/AI) (@altryne) October 23, 2025
Apparently these are also the folks behind the workflow app that apple bought and turned into shortcuts so they have deep knowledge of the internals of macOS! https://t.co/4DUHYnyMCE pic.twitter.com/puVgWXRfx4
Esta aquisição, que surge pouco depois do lançamento do navegador Atlas, reforça a ambição da OpenAI em ir além de um simples chatbot. Com a experiência da SAI, o ChatGPT poderá dar um grande salto em frente a nível de desempenhar tarefas em tempo real no macOS, tornando a utilização dos agentes AI mais acessível e útil para o utilizador comum.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)