2025/10/29

Google Play Store começa a exigir verificação de idade

O acesso à Play Store da Google começou a exigir a verificação de idade nalgumas regiões.

A Google começou a implementar um novo sistema de verificação de idade na Play Store que vai obrigar os utilizadores a provar que têm 18 anos ou mais antes de poderem descarregar determinadas apps. O processo, semelhante ao que já foi adicionado ao YouTube, está a ser activado gradualmente e poderá variar consoante a região.

Os utilizadores podem confirmar a idade de várias formas: carregando um documento de identificação oficial, tirando uma selfie, utilizando um cartão de crédito, ou através de serviços externos como o Verifymy.io que estima a idade com base em dados associados ao email (mas que não está disponível em todos os países). Segundo a Google, o objectivo é cumprir novas leis nos EUA, nomeadamente no Texas, Utah e Louisiana, que obrigam as lojas de apps a verificar a idade dos utilizadores a partir de 2026.
Estas leis fazem parte de um conjunto mais amplo de medidas de protecção de menores que estão a ser implementadas nos Estados Unidos. Tanto a Google como a Apple são obrigadas a implementarem sistemas de verificação, apesar de alertarem para os riscos de privacidade que tal medida representa.

O sistema de verificação do YouTube já foi criticado por adultos que foram incorrectamente classificados como menores e tiveram de fornecer dados sensíveis como selfies ou cópias de identificação. Como a Play Store vai seguir o mesmo método, os utilizadores nas regiões afectadas irão ficar impossibilitados de descarregar certas apps caso não concluam o processo de verificação - o que também poderá ter, como efeito secundário, incentivar o uso de lojas alternativas ou instalação directa de apks, com os riscos acrescidos que isso representa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)