2025/10/19

Porque motivo as turbinas eólicas têm 3 pás

Como se poderá imaginar, as três pás usadas na maioria das turbinas eólicas não é algo que tenha surgido por mero acaso.

Quer seja na sua fácil identificação no cimo de montes e montanhas ou em vastos parques eólicos flutuantes, peça-se a alguém para imaginar uma turbina eólica e será quase certo que a totalidade das pessoas visualizará uma turbina com três pás. Mas, porque motivo se utilizam três pás, e não duas, quatro, cinco, ou mais?

Na aeronáutica, vemos aviões com hélices com variado número de pás, pelo que é legítimo perguntar porque motivo nas turbinas eólicas se parece ter ficado estagnado num design com apenas três pás. Uma decisão que é explicada no seguinte vídeo do canal minutephysics e que tem a ver essencialmente com o factor que se pode imaginar: a eficiência - embora também haja outros benefícios a nível de engenharia, estética, e até de conforto (a nível do ruído produzido).


As três pás acabam por proporcionar o melhor resultado em termos de eficiência, reduzem a carga estrutural face a outras opções, e geram menor ruído - tudo opções que, desde logo, fazem com que se torne na opção mais sensata.

É certo que há outros tipos de turbinas eólicas, sem pás, mas para o design mais comum e popular, fica explicado porque motivo as turbinas de três pás se tornaram no standard que é utilizado em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)