2025/10/22

Samsung Galaxy XR é a resposta aos Vision Pro da Apple

A Samsung revelou os seus óculos Samsung Galaxy XR, com Android XR, resolução 8K, e preço de 1800 dólares.

A Samsung apresentou oficialmente o Galaxy XR, o seu novo headset XR desenvolvido em parceria com a Google e a Qualcomm. Com um preço de 1.800 dólares, o dispositivo corre todas as apps Android e pretende mostrar o futuro da realidade mista. Traz ecrãs micro-OLED com resolução de 3.552 x 3.840 píxeis para cada olho, resultando numa resolução total de quase 8K, com taxa de actualização até 90Hz e campo de visão de 109° por 100° para uma experiência imersiva.

O Galaxy XR inclui duas câmaras para passthrough a cores e captura de vídeo 3D, seis sensores adicionais para tracking interno e quatro câmaras interiores dedicadas a eye-tracking e autenticação por íris. O headset pesa 545g, com uma bateria separada de 302g que ajuda a reduzir a pressão no pescoço, oferecendo cerca de duas horas de autonomia por carga. Equipado com o mais recente Snapdragon XR2+ Gen 2 e 16GB de RAM, promete um desempenho fluido até nas experiências XR mais exigentes. Os utilizadores podem correr aplicações Android ou explorar mundos imersivos criados com OpenXR, WebXR e Unity. Estando assente na plataforma Android, não falta também a integração com o Gemini.


O Galaxy XR suporta WiFi 7, Bluetooth 5.4 e inclui altifalantes com som espacial. Fica disponível nos EUA e na Coreia do Sul por 1.800 dólares, com descontos para estudantes e pacotes de acessórios.

Embora sirva de resposta aos Vision Pro da Apple, pode ter o mesmo tipo de dificuldade em conquistar mercado. Até a própria Apple parece ter colocado os travões neste tipo de óculos para se dedicar a óculos mais "tradicionais" ao estilo dos que a Meta tem lançado e que têm conseguido melhores resultados. Algo que não terá passado despercebido à Samsung, que também já confirmou estar a desenvolver óculos desse tipo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)