A Apple parece ter reconhecido que a aposta nos Vision Pro pode não ter sido a mais acertada, e prepara óculos mais baratos para fazer frente à Meta.
O futuro do Apple Vision Pro parece cada vez mais nebuloso. Segundo novos relatos, a Apple terá suspendido o desenvolvimento de todos os modelos do headset, incluindo o suposto Vision Air e o Vision Pro 2, redireccionando os seus esforços para o desenvolvimento de smart glasses ao estilo dos da Meta.
Lançado em 2024 com o ambicioso objectivo de inaugurar a era da "computação espacial", o Vision Pro pouco impacto teve. Com um preço inicial de 3.499 dólares e um público-alvo restrito, o entusiasmo inicial deu lugar à estagnação. A Apple chegou a planear o Vision Air - mais leve, mais fino e que custaria metade do preço - e uma segunda geração do Vision Pro, mas ambos os projectos parecem agora ter sido suspensos indefinidamente. As equipas que trabalhavam nestes projectos terão sido canalizadas para óculos inteligentes que deverão competir directamente com os Meta Ray-Ban. Apesar desta mudança de estratégia, a Apple deverá para lançar uma versão actualizada do Vision Pro com o novo chip M5 e coprocessador R2, aproveitando o trabalho que já tinha sido feito.
Ainda assim, o futuro da plataforma visionOS e da linha Vision Pro permanece incerto. A Apple deverá concentrar-se nos óculos inteligentes, previstos para 2026, que poderão funcionar em modo "dois em um", correndo o visionOS completo quando emparelhados com um Mac, e em modo simplificado quando ligados a um iPhone. Esperemos que a Apple desta vez não se esqueça que o factor "preço" também terá grande peso para assegurar que estes futuros óculos tenham, ou não, sucesso.
2025/10/13
Apple muda de táctica nos óculos
Publicado por
Carlos Martins
às
17:30
Apple AR Óculos Realidade Aumentada Realidade Virtual Vision Pro VR XR
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)