2025/10/05

T-Mobile expande serviço satélite ao Google Maps, WhatsApp e X

Aos poucos o serviço satélite da T-Mobile (via Starlink), vai disponibilizando dados para mais apps, agora incluindo Google Maps, WhatsApp e X.

A T-Mobile acaba de expandir o seu serviço T-Satellite, que liga smartphones directamente a satélites Starlink, permitindo manter a ligação em locais sem rede móvel terrestre. A partir de agora, o serviço passa a suportar WhatsApp, Google Maps, X (antigo Twitter), AccuWeather e a app de cliente T-Life, além das que anteriormente já eram suportadas, focadas em actividades ao ar livre, como a AllTrails, CalTopo e onX.

O T-Satellite é gratuito para a maioria dos planos da T-Mobile nos EUA, ou pode ser subscrito por 10 dólares por mês. Os utilizadores com equipamentos compatíveis serão ligados automaticamente à rede via satélite sempre que não houver cobertura móvel ou WiFi. Ainda assim, por agora o serviço vai estando limitado a apps seleccionadas, que sejam de uso mais útil nessas circunstâncias e que não exijam grande largura de banda. Por outro lado, no WhatsApp, será possível enviar mensagens de texto, mensagens de voz, e imagens, bem como fazer chamadas de voz e vídeo, incluindo em grupo. Já no X, os utilizadores poderão publicar textos, fotos, GIFs e vídeos, e navegar pelo feed - pelo que a experiência acaba por ser idêntica à que se tem com rede 5G ou WiFi.

O serviço já oferecia dados a apps nativas dos iPhone, Pixel e Samsung, como Google Messages, Apple Music, Maps, Weather e Find Hub. Esta nova expansão demonstra que será uma questão de tempo até que este serviço de satélite Starlink, capaz de comunicar directamente com smartphones no solo sem qualquer hardware especial, possibilitará que se tenha ligação em qualquer ponto do planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)