2025/11/05

Apple prepara MacBook económico para competir com Chromebooks

Parece estar praticamente confirmado que a Apple está a trabalhar num MacBook económico, com o chip dos iPhones.

Segundo informações da Bloomberg, a Apple está a preparar um MacBook baixo custo equipado com um chip do iPhone. O lançamento está previsto para a primeira metade de 2026, e o preço deverá ficar "muito abaixo dos 1.000 dólares”, tornando-o no Mac mais acessível dos últimos anos.

O novo modelo contará com um ecrã LCD ligeiramente inferior às 13.6" do actual MacBook Air e, em vez dos habituais processadores da série M, este portátil usará um chip da série A, semelhante ao A18 Pro presente no iPhone 16 Pro. Testes internos indicam que este processador supera o desempenho do M1, sendo suficiente para oferecer um desempenho adequado e uma excelente eficiência energética, a custo reduzido. A Apple pretende posicioná-lo para estudantes, utilizadores ocasionais, e empresas, oferecendo uma forma mais económica de entrar no ecossistema Mac, acabando por se posicionar como uma alternativa aos Chromebooks de gama média/superior.

Estima-se que o preço deverá situar-se numa faixa semelhante à combinação de um iPad básico com o teclado Magic Keyboard Folio, ou seja, próximo dos 600 euros.

Tendo em conta que se está em época de transição do Windows 10 para o Windows 11, o que pode obrigar a trocar de computador, esta proposta da Apple pode tornar-se particularmente atractiva para todos os que se sentem descontentes com o rumo que o Windows tem tido (especialmente ao nível da quantidade de bugs que acompanha cada nova actualização).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)