2025/11/05

Amazon processa Perplexity por compras via agente AI

Enquanto promove o seu próprio agente AI, a Amazon quer fechar a porta ao agente da Perplexity.

A guerra da inteligência artificial acaba de ganhar um novo capítulo na área das compras online. A disputa entre a Amazon e a Perplexity começou por causa do Comet, o browser AI da Perplexity que consegue procurar e comprar produtos automaticamente em nome dos utilizadores.

A Amazon diz que a empresa tem contornado as restrições aplicadas, fazendo com que o browser simule o comportamento de uma pessoa sem se identificar como agente AI, e que isso resulta "numa experiência de compra e atendimento ao cliente significativamente inferior". A Amazon diz que pediu repetidamente à Perplexity para não efectuar compras no seu site através do Comet, dizendo que as apps de terceiros devem respeitar a decisão de cada plataforma de participar ou não, e que a startup não tem autorização para interagir dessa forma com o seu serviço.

Em resposta, a Perplexity acusa a Amazon de intimidação e de querer proteger o seu modelo de negócio baseado em publicidade e vendas patrocinadas. A startup diz que está surpreendida com a posição da Amazon, dizendo que deveria ser algo que a Amazon "deveria adorar", por promover mais vendas; mas diz que esta posição demonstra que a Amazon "prefere mostrar anúncios e ofertas confusas" para enganar consumidores humanos.

Este confronto vem demonstrar que a transição para a era dos agentes AI, que prometem fazer o trabalho pedido por humanos, poderá não ser assim tão simples - particularmente em áreas que foram cuidadosamente afinadas para influenciar os consumidores humanos de forma a que comprem mais coisas, e que não funcionarão com um agente AI.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)