2025/11/17

Blue Origin mostra aterragem do New Glenn em plataforma no mar

A Blue Origin de Jeff Bezos igualou a SpaceX ao aterrar com sucesso o New Glenn numa plataforma flutuante no mar.

A Blue Origin teve um dos seus sucessos mais impressionantes até agora. No dia 13 de novembro, o gigantesco foguetão New Glenn realizou o seu segundo voo e colocou com sucesso as duas sondas ESCAPADE da NASA a caminho de Marte, num lançamento a partir da Florida. Mas a proeza não ficou por aqui.

O enorme primeiro estágio do New Glenn regressou à Terra e aterrrou perfeitamente no "Jacklyn", o navio drone da empresa, estacionado a cerca de 600 quilómetros da costa. Até agora, apenas a SpaceX tinha conseguido recuperar boosters orbitais desta dimensão através de aterragens marítimas controladas.



Jeff Bezos celebrou o momento nas redes sociais, partilhando vários vídeos do booster de 57 metros a voar de forma precisa até ao navio. Num dos clips, é possível ver o foguetão a aproximar-se a considerável distância do navio em vez de directamente sobre ele - algo que Bezos diz ser intencional para evitar danos no navio caso em caso de haver qualquer problema com os motores. Depois de aterrar, vê-se também umas pequenas "explosões" nos pés de aterragem, que parecem ser dispositivos pirotécnicos de fixação, para evitar que o estágio deslizasse ou caísse em caso de ondulação marítima mais intensa.

O estágio reutilizável que voou nesta missão recebeu o nome "Never Tell Me the Odds". A Blue Origin diz que cada primeiro estágio do New Glenn está projectado para voar pelo menos 25 vezes, e pelas imagens pós-aterragem, este parece pronto para voltar à plataforma de lançamento muito em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)