2025/11/16

Câmara mostra luz a 2 "biliões" de frames por segundo

Levando o conceito de câmara de alta-velocidade ao limite, temos uma câmara que funciona a 2 mil milhões de frames por segundo, capaz de apanhar o movimento da própria luz.

Brian Haidet, do canal AlphaPhoenix, já tinha criado uma câmara que funcionava a mil milhões de frames por segundo. Agora, apresenta-nos uma versão melhorada, que funciona a 2 mil milhões de frames por segundo (ou 2 "biliões" na numerologia norte-americana) e que tem ainda melhor qualidade, permitindo ver claramente como a luz de um raio laser percorre o espaço e se reflecte através de vários espelhos - com a particularidade especial de parecer mostrar a luz a deslocar-se mais lentamente e mais rapidamente dependendo de estar a afastar-se ou aproximar-se.

Para quem já conhecia a câmara anterior não há grandes segredos mas, para quem estiver a ver o sistema pela primeira vez, rapidamente o segredo para esta capacidade é revelado: esta "câmara" tem apenas um único "pixel", sendo isso que lhe permite funcionar a esta velocidade extrema. O resto consiste no trabalho de captar centenas de milhares de pontos de diferentes locais, através de um espelho móvel, para ir captando a informação sobre a localização de cada pixel da imagem final.


De certa forma faz recordar os tempos em que também se usavam câmaras monocromáticas para captar imagens a cores, fazendo três capturas com diferentes filtros coloridos (R, G, B), para depois combinar essas imagens e ficar com uma imagem colorida. Aqui, é o equivalente a podermos espreitar apenas um pixel de um ecrã de cada vez, e irmos varrendo a cena, pixel a pixel, para compilar a imagem final.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)