2025/11/12

Google Play Store vai denunciar apps que gastam bateria

A Google Play Store vai começar a a alertar os utilizadores para apps que consomem demasiada bateria a partir de Março de 2026.

A Google vai adicionar um novo aviso na Play Store que alerta os utilizadores para apps com consumo de bateria excessivo. A partir de 1 de Março de 2026, as páginas das apps na loja vão incluir um aviso sempre que for detectada actividade excessiva em background.

A alteração baseia-se numa nova métrica chamada "excessive partial wake lock", que avalia com que frequência uma app mantém o dispositivo activo desnecessariamente. Desenvolvido em conjunto com a Samsung, este sistema foi testado em fase beta no início do ano e passará a estar disponível para todos os developers Android. O objectivo é reduzir o consumo desnecessário de energia e melhorar o desempenho geral dos dispositivos. De acordo com a Google, uma app será sinalizada se mantiver o telemóvel em estado activo por mais de duas horas num período de 24 horas através de processos não essenciais, conhecidos como "wake locks".
Uma app ultrapassará o limite de "mau comportamento" se 5% ou mais das sessões de utilizadores apresentarem este tipo de consumo excessivo num período de 28 dias. Funções importantes, como reprodução de áudio ou transferência de dados, não entram nesta contagem.

Além de exibir um aviso de consumo de bateria na página da app na Play Store, a Google poderá ainda excluir essas aplicações das recomendações personalizadas. A empresa espera que esta medida incentive os programadores a optimizar o funcionamento em background das suas apps e ajude os utilizadores a evitar apps que podem reduzir significativamente a autonomia dos seus smartphones.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)