As baterias de estado sólido ficam um pouco mais próximas com a primeira linha para produção em massa na China.
A China deu um passo importante na corrida para as baterias de nova geração para veículos eléctricos. O Grupo GAC concluiu a primeira linha de produção do país para baterias all-solid-state de grande capacidade.
As baterias solid-state substituem o electrólito líquido das baterias de iões de lítio por um material sólido, melhorando a segurança e a resistência ao calor. A GAC afirma que as suas novas células suportam temperaturas até 400°C e já ultrapassam os 60 Ah de capacidade, oferecendo muito mais energia por célula. A marca refere ainda que a densidade energética é quase o dobro da das baterias actuais. Isto significa que, para uma bateria de tamanho idêntico, um automóvel eléctrico que actualmente tenha uma autonomia de 500 km, passará a ter uma autonomia de 1000 km.
Para fabricar estas células avançadas, a GAC desenvolveu um novo processo "seco" para o ânodo, que combina várias etapas de produção numa só operação. Esta abordagem acelera o fabrico e reduz o consumo energético - pontos essenciais para tornar viável a produção em larga escala e baixar custos no futuro. Esta fábrica coloca a China na linha da frente para fabricar células solid-state de grande formato em volume.
A comercialização, no entanto, ainda vai demorar. A GAC pretende iniciar testes das baterias saídas desta linha em veículos reais em 2026, avançando depois para uma produção em larga escala entre 2027 e 2030. Embora todos desejássemos que isto acontecesse de forma mais rápida, já tivemos exemplos no passado do que as "pressas" ou falta de controlo adequado na produção das baterias, se podem transformar, com produtos "explosivos" que depois têm que ser recolhidos. Pelo que, isto é algo que, importa fazer da forma devida, para que se fique com um produto totalmente seguro e de confiança. Para quem já esperou tantas décadas pela viabilidade dos automóveis eléctricos, não serão mais dois ou três anos a fazer a diferença.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)