A Apple poderá ter recorrido à Google para acelerar a chegada da nova Siri "AI".
Apesar de ter acabado de lançar o iOS 26.1, o mundo continua a aguardar a chegada da da Siri com inteligência artificial que é esperada para o iOS 26.4, previsto para a primavera de 2026 (depois de vários adiamentos embaraçosos). Mas um novo rumor indica que esta futura versão mais inteligente da assistente da Apple poderá ficar dependente de um dos seus grandes rivais.
Segundo as informações, a empresa está a colaborar com a Google para usar modelos personalizados do Google Gemini, que serão executados em servidores da Apple. Na prática, a Siri continuará a parecer um produto totalmente da Apple, mas a sua inteligência virá em grande parte dos modelos Gemini - os mesmos que têm dado inteligência aos serviços da Google.
Curiosamente, a Apple terá comparado o Gemini com o Claude, da Anthropic, e considerado este último tecnicamente superior. Ainda assim, optou pela Google por razões financeiras e estratégicas, uma vez que ambas as empresas já mantêm uma parceria de longa data: a Google paga milhares de milhões de dólares à Apple todos os anos para ser o motor de pesquisa activado de origem nos dispositivos iOS. O novo acordo poderá simplesmente equilibrar esse pagamento com valor em sentido contrário para os serviços AI.
No entanto, pelo menos por agora, nem a Apple nem a Google deverão confirmar publicamente esta colaboração, e não haverá qualquer referência ao Gemini no sistema. A Apple continuará a promover a nova Siri como parte do seu ecossistema "Apple Intelligence" (que já suporta português de Portugal com o iOS 26.1), destacando a privacidade e o processamento local, mesmo que essa inteligência esteja a ser fornecida por modelos da Google.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)