O X (antigo Twitter) está a ser criticado por pelo novo sistema de abertura dos links no iOS que inflaciona o tráfego de sites em toda a internet. A actualização, que visava manter os utilizadores com acesso às funções do X enquanto visitam páginas web, está a distorcer as estatísticas de tráfego de plataformas como a Substack e a Bluesky, que relatam grandes picos de visualizações vindos do X, mas que são valores falsos.
O problema surge na forma como o browser interno do X passou a abrir os links. Quando o utilizador toca num post com um link, a publicação é minimizada mas mantém-se visível, permitindo continuar a interagir (gostos, respostas, partilhas) enquanto a página de destino é apresentada. O problema é que o X está a fazer o pré-carregamento das páginas em background, antes de o utilizador clicar realmente, gerando um volume de tráfego fantasma que distorce as estatísticas das visitas.
O impacto foi notado por várias plataformas. O CEO da Substack, Chris Best, disse ter ficado inicialmente satisfeito com o aumento de tráfego, antes de perceber que a maioria desse crescimento era falso. Já Paul Frazee, gestor de produto da Bluesky, afirmou que o novo sistema "arruinou" as estatísticas dos utilizadores activos da rede, uma vez que o pré-carregamento faz parecer que há visitas reais vindas do X, quando, na verdade, não há. Esta confusão vem complementar a grande "crise" que se começa a assistir na web, devido aos resumos AI que dispensam que os utilizadores visitem os sites de destino.Fix for false impressions going out in the next build
— Jonah Katz (@dinkin_flickaa) November 4, 2025
Pessoalmente, já tinha pensado no efeito que este novo sistema do X teria, não pela parte do pré-carregamento, que irá ser corrigido, mas pela parte do browser interno apresentar as páginas web no formato "original" que se torna praticamente ilegível nos dias de hoje, obrigando a que os utilizadores tenham que clicar novamente para abrir a página no "Reader Mode" - o modo simplificado que apenas mostra o essencial, sem publicidade nem elementos extra, e que representará uma "visita adicional" ao site.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)