2025/11/25

Signal com backups em iOS

Também os utilizadores iOS passam a poder tirar partido dos backups no Signal.

Depois dos backups em Android, o Signal lança o seu sistema de backups seguros no iOS, permitindo guardar e restaurar conversas caso o telemóvel se perca ou avarie. A opção gratuita inclui até 100 MB de mensagens de texto, além dos últimos 45 dias de fotos, vídeos, GIFs e ficheiros - tudo protegido com encriptação end-to-end.

Para quem precisa de mais espaço, existe um plano de $1.99 por mês que faz backup de todas as mensagens de texto e oferece até 100 GB adicionais para conteúdos (além do limite de 45 dias). A funcionalidade chegou primeiro ao Android em Setembro e, tal como nessa versão, os backups no iOS são protegidos por uma chave de recuperação de 64 caracteres gerada no próprio dispositivo. Se se perder essa chave não será possível recuperar os backups.
O processo de activação é simples, bastando ir a Definições > Backups, toca em Configurar e gerar a chave de recuperação. Depois de confirmada, pode escolher-se entre o plano gratuito ou pago, e o Signal começa a guardar as mensagens e conteúdos encriptados.

O próximo passo é fazer chegar os backups seguros à app desktop, e o serviço diz que o objectivo final será permitir a transferência do histórico encriptado entre plataformas - Android, iOS e desktop - para facilitar a vida a quem troca frequentemente de dispositivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)