2025/11/01

YouTube remove vídeos que mostram como instalar Windows 11 em PCs antigos - cita "risco de morte"

O YouTube está novamente envolto em polémica, após remover vídeos que mostravam como contornar os requisitos do Windows 11 para serem instalados em PCs antigos, dizendo que pode resultar em graves danos físicos ou morte.

O youtuber responsável pelo canal CyberCPU Tech viu-se na posição em que nenhum youtuber se quer ver, de ver alguns dos seus vídeos removidos com justificações totalmente sem sentido. Dois dos seus vídeos que explicavam como contornar as restrições de conta e hardware do Windows 11, para poderem ser em hardware antigo, foram eliminados com a indicação que violavam as regras contra "conteúdos perigosos" que proíbem material que incentive comportamentos com risco de "ferimentos graves ou morte".

Os vídeos ensinavam a instalar o Windows 11 utilizando uma conta local em vez de uma conta Microsoft e a ignorar requisitos de hardware, como o TPM 2.0. Embora estas práticas sejam conhecidas em fóruns e comunidades tecnológicas, o sistema de moderação do YouTube marcou o conteúdo como violação das políticas da plataforma. O criador, Rich White, acreditou inicialmente tratar-se de um erro da moderação AI do YouTube, mas após o segundo vídeo ser removido, passou a ficar bastante mais preocupado e preocupado: afinal, o YouTube tornou-se no seu trabalho a tempo inteiro, e ver o seu canal bloqueado significaria um sumário encerramento de todo o esforço e dedicação feito ao longo de anos.

O YouTube não forneceu detalhes adicionais além da explicação genérica de "conteúdo perigoso", deixando o criador frustrado, e sentindo-se obrigado a autocensurar o seu conteúdo para tentar evitar potenciais tópicos sensíveis que possam resultar em novas remoções. Algo complicado de tentar fazer, quando um tutorial de instalação do Windows é acusado de ter "perigo de morte".

Entretanto, o YouTube já veio esclarecer que as remoções não foram feitas por um qualquer sistema AI, e que os vídeos já foram repostos. Algo que não dá qualquer real conforto aos YouTubes, pois continua a faltar a explicação porque foram removidos - e se não foi devido a AI, então significa que houve moderadores humanos a tomar essa decisão, o que se torna ainda mais indesculpável.

1 comentário:

  1. Nós, nos países ocidentais do chamado mundo livre, vivemos num clima de censura permanente....e os nossos "lideres" ainda têm latacde chamar fascistas e ditadores a "lideres" de outras paragens.....a diferença é só a violência de alguns deles, porque de resto.....

    ResponderEliminar