Ja se pode ver como será a animação da transferência de contactos por toque de telemóveis nos Android.
Um novo vídeo mostra como vai funcionar a versão para Android inspirada no NameDrop da Apple. A funcionalidade foi mencionada pela primeira vez no ano passado e permite partilhar contactos simplesmente aproximando dois smartphones, de forma idêntica à que a Apple lançou em 2023.
A Google ainda não decidiu o nome final. Internamente a funcionalidade é chamada de "Gesture Exchange" / "Contact Exchange", embora nenhum dos nomes pareça destinar-se a uso definitivo. O vídeo mostra que a animação da interface já funciona, mas sem que ainda seja feita a troca real de contactos, sinal de que a funcionalidade ainda continua em desenvolvimento.
Precisamente por isso, o seu lançamento não deverá estar para breve. O mais provável é que seja algo que a Google apenas a lance em 2026. Mas quando tal acontecer, e assumindo que chegará à maioria dos Android, permitirá que os utilizadores simplesmente encostem os telefones e façam a confirmação para partilhar a informação de contacto de forma imediata - marcando o fim do ritual "diz-me o teu número" e inserção manual dessa informação.
Há, contudo, um detalhe que pode causar alguma frustração no processo, devido à grande variedade de posicionamento da antena NFC nos diversos smartphones. Enquanto os iPhones colocam sempre a antena no topo, nos dispositivos Android a posição varia bastante entre fabricantes. Isto pode obrigar os utilizadores a fazerem uma "caça ao tesouro" para acertarem no ponto certo para efectuarem a transferência.
O passo final seria a Google tornar o sistema compatível com o NameDrop para permitir a transferência entre Android e iPhones - afinal, se já fez o mesmo com o AirDrop, não há motivo para que não o possa fazer também com a transferência de contactos.
2025/12/09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)