Numa jogada totalmente inesperada, a Google surpreendeu com o anúncio de compatibilidade do AirDrop da Apple no Pixel 10 - isto, sem que a Apple tenha tido qualquer participação. Com isto, torna-se possível enviar e receber ficheiros entre Android e iPhone de forma directa, totalmente offline, graças a uma nova implementação do Quick Share feita inteiramente pela Google.
A Google já confirmou que desenvolveu tudo isto sozinha, sem colaboração da Apple, sem acesso ao código, APIs privadas ou permissões especiais. A equipa de privacidade e segurança da Google validou o protocolo e até contratou uma empresa externa para realizar testes de intrusão e segurança. Segundo a Google, esta solução não usa "truques" como bypasses ou servidores intermédios, a ligação funciona directamente ponto a ponto, encriptada e privada, tal como no AirDrop entre iPhones.
Para que um iPhone receba ficheiros de um Pixel 10, o utilizador Apple tem de deixar o AirDrop visível para "Todos" - uma opção que agora vem com um limite automático de 10 minutos. A partir daí, o Pixel 10 detecta o dispositivo via Quick Share e envia o ficheiro. No lado do iOS, o pedido surge como qualquer outro AirDrop normal. O processo inverso também funciona: se o Pixel 10 estiver em modo de recepção, um iPhone pode enviar um AirDrop directamente para o Android, com o utilizador a aceitar a transferência no ecrã.Sharing moments shouldn’t depend on the phone you have. Starting today with the Pixel 10 family, Quick Share now works with AirDrop, making secure file transfers between Android phones and iPhones more seamless. This builds on our commitment to cross-OS compatibility to bridge… pic.twitter.com/iNdZfjCYQ7
— Android (@Android) November 20, 2025
O único ponto em que a Google fica mal é a de referir que "a partilha de momentos não deve depender do tipo de smartphone que se tem", mas ela própria lançar esta funcionalidade apenas para o Pixel 10 em vez de o fazer para todos os Android de forma global (algo que se espera que faça mais tarde).
Agora, a bola passa para o lado da Apple, para se ver se permitirá mais esta "brecha" nas muralhas do seu sistema fechado, ou se se resignará a que todos beneficiem de uma maior interoperação entre plataformas. É ridículo que, no tempo dos feature phones se pudessem transferir mensagens e imagens via Bluetooth entre telemóveis de qualquer marca, e hoje em dia, com tanta tecnologia, seja impossível transferir directamente uma foto de um Android para um iPhone.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)