2025/12/02

DeepSeek V3.2 supera GPT-5 e Gemini 3 Pro

A DeepSeek volta a mostrar o seu valor, lançado os novos modelo V3.2 abertos, com nível que supera o Gemini 3 Pro da Google e GPT-5 da OpenAI.

A DeepSeek anunciou o lançamento dos modelos V3.2 e V3.2 Speciale, criados para competir directamente com o Gemini 3 Pro da Google e com o GPT-5 da OpenAI. O V3.2 é descrito como um modelo orientado para raciocínio, pensado para fluxos de trabalho com agentes e automação complexa, oferecendo um desempenho comparável aos modelos topo de gama. No entanto, o grande destaque vai para o V3.2 Speciale, que consegue superar o Gemini 3 Pro da Google e GPT-5 em vários benchmarks de matemática e programação.

O Speciale tornou-se o modelo mais forte da DeepSeek até agora, superando o GPT-5 High e o Gemini 3 Pro em testes como AIME, HMMT e CodeForces. O modelo também conquistou desempenho de medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática de 2025 e na Olimpíada Internacional de Informática - áreas tradicionalmente dominadas por sistemas da OpenAI e da Google. Embora tenha ficado ligeiramente abaixo do Gemini 3 Pro no Humanity's Last Exam, os resultados representam uma recuperação importante para a empresa.
Este lançamento é relevante porque a DeepSeek tinha perdido terreno face aos avanços rápidos dos concorrentes. Antes vista como a startup chinesa mais promissora no sector, acabou por ficar atrás em raciocínio multimodal e AI "agentic". Com o V3.2 e o Speciale, a empresa mostra que esse atraso foi completamente recuperado - e não se pode esquecer que a empresa tem feito isto sem acesso ao hardware mais potente à disposição das empresas ocidentais.

O DeepSeek V3.2 já é o modelo predefinido no site e na app da empresa, substituindo versões experimentais anteriores. Já o V3.2 Speciale está disponível apenas por API, destinado a developers e empresas que necessitam de capacidades de raciocínio avançado.

Como último detalhe, o pormenor da DeepSeek ter lançado estes modelos como "pequena actualização", que nem sequer mereceu uma mudança de versão para o 3.5 ou 4.0 - o que dá a entender que apanhar (e superar) os concorrentes foi uma tarefa fácil, e que prepara grande salto para quando lançar uma versão "4.0".

1 comentário:

  1. a aberto entre aspas.. o core do deepseek não esta disponível o codigo de fonte

    ResponderEliminar