2025/12/20

Desmontagem dos Samsung Galaxy XR mostra como pode ser reparado

O iFixit desmontou os óculos Samsung Galaxy XR, que têm alguns pontos positivos a nível de reparação, e outros que nem por isso.

Já podemos ver os óculos Galaxy XR da Samsung por dentro, revelando uma construção interna bastante curiosa. A análise do iFixit mostra que o dispositivo é mais leve do que o Vision Pro da Apple e utiliza almofadas faciais e vedantes magnéticos, mas o acesso ao interior não é nada simples.

O acesso ao interior do Galaxy XR é feito pela parte frontal, sendo necessário remover primeiro toda a estrutura plástica exterior. No interior, os componentes estão organizados numa única camada e presos com parafusos Phillips normais, o que facilita a substituição de peças depois de ultrapassada a fase inicial. No entanto, foi também encontrado um autocolante "Void if tampered", que é ilegal em diversos países (como os EUA) e uma clara "afronta" aos consumidores e a todos os que defendem o direito à reparação.


Em termos de reparabilidade, o resultado é misto. A bateria externa é um ponto positivo, já que permite a sua troca com facilidade, e a placa principal também é relativamente simples de remover. A ausência de parafusos proprietários evita a necessidade de ferramentas especiais. Por outro lado, a dificuldade em abrir o headset, o autocolante dissuasor e a falta de manuais oficiais de reparação mostram que a Samsung continua a colocar obstáculos à reparação independente, tratando estes produtos como material "descartável" que não deve ser reparado pelos consumidores ou lojas não oficiais.

É o tipo de coisa a que normalmente só se dá valor quando se enfrenta a necessidade de uma reparação fora do período de garantia, e se fica obrigado a ter que recorrer à marca oficial, sem opção de obter uma segunda opinião ou considerar a possibilidade de fazer a própria reparação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)