A Micron anunciou que irá encerrar a marca Crucial de RAM e SSDs destinadas a consumidores no início de 2026.
A crise do preço das memórias RAM (e eventualmente dos SSDs) está para durar. A Micron anunciou que vai abandonar o mercado de memória para consumidores e encerrar a sua linha de RAM Crucial até Fevereiro de 2026, justificando a decisão com a enorme procura vinda de data centers dedicados a AI. A empresa diz que precisa direccionar a sua capacidade para "clientes estratégicos maiores", deixando claro que os utilizadores de PC e gamers deixaram de ser prioridade.
A decisão surge num momento em que os analistas já alertam que os preços elevados da memória poderão durar até 2028. A Samsung e a SK Hynix - que produzem cerca de 70% da DRAM mundial - estão a concentrar-se no mercado empresarial sem ampliar a produção (para, segundo eles, evitarem o risco de um "excesso de oferta"). A Micron está a construir novas linhas de produção, mas que só estarão operacionais no final de 2028 e que, como indicado, deverão destinar-se exclusivamente a clientes empresariais de grande dimensão.
A Crucial, marca de consumo da Micron há décadas, tem sido uma referência em RAM, SSDs e cartões de memória. O anúncio sugere não só o fim da RAM Crucial, mas também o provável desaparecimento dos SSDs Crucial. Como a Micron representa cerca de 25% da capacidade global de DRAM, ao desviar toda essa produção para o mercado empresarial poderá agravar ainda mais a crise actual e fazer os preços dispararem ainda mais - arrastando consigo a crise para outro material.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Depois sem consumidores finais vão verificar que afinal a RAM vendida para centros de IA afinal não serve para nada.
ResponderEliminaresta se repetir algo idêntico ao que aconteceu com GPU para mineração
ResponderEliminarComo é aquela frase? "You'll own nothing and you'll like it". Acho que o plano a longo prazo é obrigar as pessoas a depender de serviços remotos à base de subscrições para tudo, seja IA, smart devices, armazenamento de dados e até jogos na cloud.
ResponderEliminarNão haja grandes dúvidas acerca disso.
Eliminar😬😬😬
O que vai desaparecer é a marca de retalho Crucial e os seus produtos. No entanto, vão continuar a fornecer SSD e RAM para OEM. Existem imensas marcas mundiais de RAM que utilizam os chips Micron. A RAM e SSD Micron para PCs das marcas como HP, Dell, Lenovo, etc vão manter-se, além das linhas para servidores.
ResponderEliminar