2025/12/05

OnePlus 15 complica modo de 165Hz

O ecrã de 165Hz é uma das novidades do OnePlus 15, mas tirar partido dessa capacidade é bastante mais complicada do que devia.

A OnePlus começou a disponibilizar uma nova actualização para o OnePlus 15, que inclui as habituais correcções e melhorias de desempenho, mas também algo que - apesar de ser importante para quem comprou o smartphone pelo seu ecrã - nem aparece no registo de alterações. A partir da versão 16.0.1.305, o telefone passa a permitir utilizar os 165Hz completos do ecrã em três apps adicionais: WhatsApp, Instagram e X (antigo Twitter). Uma estranha selecção, já que nem são apps onde se note a diferença para o refresh rate elevado.

Recorde-se que, apesar de ser promovido como um smartphone de 165Hz, este modo só estava acessível em alguns jogos, com o resto do sistema limitado a 120Hz. No entanto, há um senão. Este modo de 165Hz para as apps está escondido nas Developer Options, obrigando os utilizadores a activarem esse modo - algo que, embora não seja excessivamente complicado, pode fazer com que algumas apps bancárias deixem de funcionar enquanto esse modo estiver activo, tornando o modo bastante menos conveniente do que deveria ser. Adicionalmente, em vez de optar por um ajuste dinâmico, este modo mantém as apps a 165 Hz de forma contínua, mesmo quando o conteúdo do ecrã está totalmente estático, o que penaliza excessivamente o consumo (em vez de ajustar a frequência em função das necessidades).
Mas, o mais criticável é mesmo a questão da OnePlus estar a complicar tanto um modo que deveria ser disponibilizado de forma directa nas definições de ecrã, tal como faz com o modo de 120 Hz, e que deveria funcionar globalmente para todas as apps.

Senão que sentido faz estar a vender o OnePlus como um smartphone de 165 Hz, quando na prática acaba por não se poder tirar partido disso a não ser para as poucas apps que a OnePlus vai permitindo - de forma complicada - além dos jogos?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)