2025/12/07

OpenAI diz que "sugestões" não são publicidade

A OpenAI parece querer entrar em conflito com os seus utilizadores/clientes, dizendo que as "sugestões" apresentadas no ChatGPT não são publicidade.

A OpenAI está a reagir às críticas de que começou a mostrar publicidade dentro do ChatGPT, depois de utilizadores pagos terem visto avisos a sugerir "comprar artigos para casa e mercearia" ou para fazerem sessões de treino no Peloton. Para muitos, isto parecia o primeiro passo para integrar anúncios no chatbot - como próprias referências internas descobertas no serviço demonstravam. No entanto, o gestor de produto Nick Turley veio contrariar isso, dizendo que "não existem testes de publicidade em curso", dizendo que as imagens que estão a circular são falsas ou que são apenas "sugestões" que foram mal interpretadas.

Declarações algo estranhas, já que algumas das imagens parecem não deixar margens para dúvidas de que se trata de publicidade descarada, que até já foi validada por outros funcionários da OpenAI.
Mark Chen, responsável de investigação, foi mais prudente e admitiu que o aviso da Target pode "parecer um anúncio", sublinhando que a OpenAI tem de lidar com estes elementos com bastante cuidado. Neste momento a funcionalidade já foi desactivada, e a empresa está a trabalhar para melhorar a precisão do modelo, além de preparar definições que permitirão aos utilizadores reduzir ou desactivar as "sugestões" no futuro.

A situação torna-se ainda mais delicada tendo em conta a posição pública da própria empresa. Sam Altman já tinha dito que seria distópico um futuro em que o ChatGPT recomendaria produtos ou destinos de férias. No entanto, parece ser precisamente esse o rumo que o ChatGPT está a seguir.

A isto acresce o facto da OpenAI estar a perder utilizadores para o Gemini da Google, e entrar em posição antagónica de tentar criar um "reality distortion field" e insistir que "sugestões" não são "publicidade" pode acabar por acelerar essa mudança para serviços AI concorrentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)