A app store alternativa Setapp anunciou que irá encerrar em Fevereiro, vítima das políticas de pseudo-abertura da Apple.
A loja Setapp Mobile para iOS vai encerrar a 16 de Fevereiro de 2026, e os utilizadores perderão o acesso a todas as apps obtidas através do serviço. O anúncio foi feito pela MacPaw, responsável pela Setapp, pondo fim a uma das tentativas mais ambiciosas de criar uma loja alternativa de apps para iOS na União Europeia.
A Setapp Mobile surgiu depois de a Apple ter sido obrigada a permitir lojas de apps de terceiros no iOS, mas torna-se numa das primeiras vítimas das restrições e regras que a Apple continua a manter sobre as lojas alternativas, que incluíam coisas como ecrãs assustadores a desincentivar a sua instalação e, mais ridículo ainda, o direito de continuar a cobrar taxas sobre as apps distribuídas nessas lojas, mesmo que sejam apps gratuitas. Algo que a MacPaw simpaticamente descreve como "condições comerciais demasiado complexas" e que não se enquadram no modelo de subscrição pretendido para a Setapp.
A partir da data de encerramento, todas as apps do Setapp Mobile serão removidas e quaisquer dados nelas guardados deixarão de estar acessíveis. A empresa recomenda que os utilizadores façam cópias ou transfiram os seus dados antes de 16 de Fevereiro, para evitar perdas definitivas. Algo que certamente dará motivos para festejos na Apple, usando este encerramento e penalização dos clientes que "ousaram" usar uma app store alternativa, como exemplo para desicentivar o seu uso.
Embora ainda existam alternativas como a AltStore PAL e a Epic Games Store, até que as regras de abertura do iOS sejam corrigidas para serem verdadeiramente abertas, sem dependências de autorizações ou taxas da Apple - como acontece nos sistemas desktop - não será de esperar que qualquer uma delas possa ser verdadeiramente considerada uma alternativa à App Store.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)