2026/01/19

Asus vai deixar de fazer smartphones

A Asus confirmou oficialmente que vai abandonar o mercado dos smartphones em 2026, validando os rumores que estavam a circular.

Depois de surgirem indicações de que não haveria novos lançamentos este ano, o presidente da empresa, Jonney Shih, confirmou que a marca não planeia lançar mais telemóveis no futuro.

O anúncio foi feito num evento em Taipé, onde a Asus explicou que irá redirecionar os seus recursos e investigação para PCs comerciais e para a área da "AI física", que inclui áreas como robótica e smart glasses. Apesar de desistir dos smartphones, a empresa garante que continuará a fornecer actualizações, manutenção e suporte aos actuais utilizadores.
A Asus teve um percurso atribulado nos smartphones, onde por vezes apostava em coisas inovadoras (como as câmaras motorizadas), mas muitas vezes aplicava preços "incompatíveis" com o mercado. Mas, infelizmente, mesmo depois de ter revisto a sua política de preços para valores mais aceitáveis, não conseguiu evitar uma redução gradual no segmento móvel, encolhendo a gama Zenfone e ROG Phone - apresentando apenas dois telemóveis em 2025, ambos com vendas abaixo do esperado - e que agora resultam nesta saída do sector.

Embora muito se fale dos próximos dispositivos AI que venham substituir os smartphones, ainda não é previsível saber-se se isso irá acontecer, ou quando. Veremos se a saída da Asus do sector terá sido uma antecipação estratégica, ou apenas o reconhecimento que não conseguia fazer frente às marcas mais populares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)