A Apple apresentou oficialmente os AirTag de segunda geração, quase cinco anos após o lançamento do modelo original. Em vez de mudar o design, a empresa apostou em melhorias práticas, com maior alcance de localização, um altifalante mais potente, e melhor desempenho wireless.
A principal novidade é o chip Ultra Wideband (UWB) de segunda geração da Apple. Graças a esta actualização, o Precision Finding funciona até 50% mais longe do que antes (desde que se tenha um iPhone das gerações mais recentes), facilitando a localização de objectos. O Bluetooth também foi actualizado, oferecendo maior alcance fora do modo Precision Finding. O novo AirTag inclui ainda um altifalante até 50% mais alto, tornando os alertas sonoros mais fáceis de ouvir e reforçando as medidas anti-stalking. Internamente, o hardware foi redesenhado, mas mantém a bateria CR2032, a resistência à água IP67, e autonomia anunciada superior a um ano.
Principais novidades do AirTag 2:
- UWB 2 - O AirTag 2 adopta o chip Ultra Wideband (UWB) de segunda geração da Apple.
- Maior alcance - As actualizações ao UWB significam que a Localização Exacta funciona a uma distância até 1.5x superior à anterior. A Localização Exacta é a funcionalidade que permite localizar um AirTag com precisão numa área interior de curta distância. Consegue guiá-lo directamente até ao AirTag com um dispositivo compatível.
- Localização Exacta no Apple Watch - Anteriormente, a Localização Exacta estava limitada ao iPhone, mas agora funciona no Apple Watch Series 9 e posterior, e no Apple Watch Ultra 2 e posterior, uma vez que estes dispositivos possuem chips UWB.
- Altifalante mais potente - O altifalante do AirTag 2 é até 50 por cento mais alto que o do AirTag original. Esta melhoria facilita ouvir o som quando é reproduzido e constitui uma medida adicional contra stalking, pois será mais difícil abafar o som.
- Bluetooth melhorado - A Apple está a utilizar uma especificação Bluetooth mais recente com alcance aumentado.
- Novo design interno - Para acomodar o altifalante actualizado, a Apple renovou os componentes internos. Havia rumores de que a Apple tornaria mais difícil manipular o AirTag para remover o altifalante, mas será necessário aguardar uma desmontagem para confirmação.
- Peso actualizado - O AirTag 2 pesa 11,8 gramas. É sete por cento mais pesado do que o AirTag original.
- Texto renovado - O texto na parte de trás do AirTag está agora todo em maiúsculas, o que é uma boa forma de distinguir se um AirTag é do primeiro modelo ou do novo. O texto menciona agora a resistência à água e poeiras IP67, além de suporte NFC e Find My. Estas funcionalidades não são novas, mas não eram indicadas na parte de trás do AirTag original.
- Continua não recomendado para animais de estimação - O anúncio e a página do produto do AirTag 2 da Apple afirmam explicitamente que o dispositivo é para rastrear objetos, e não pessoas ou animais de estimação. Apesar disso, muitas pessoas utilizam AirTags para rastrear os seus animais.
- Processo de reposição - Para repor um AirTag 2, é necessário remover a pilha, deixá-la fora durante pelo menos cinco segundos e depois voltar a inseri-la. O processo tem de ser repetido quatro vezes. A Apple indica que pode demorar até 12 segundos a ouvir o tom final. No AirTag original, não era necessário esperar após remover a pilha antes de a voltar a colocar.
- Requer iOS 26.2.1 - Para utilizar um AirTag 2, será necessário actualizar o iPhone para o iOS 26.2.1. O AirTag 2 requer o software mais recente da Apple, o que significa que não funcionará em dispositivos incapazes de executar o iOS 26.
O preço mantém-se inalterado, com o AirTag individual a custar 35 euros e o pack de quatro a 119 euros. O novo modelo requer iOS 26.2.1 ou superior, e uma actualização do watchOS vai permitir o Precision Finding em modelos recentes do Apple Watch.




















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)